Com investimentos em TI e infraestrutura, Tecon Rio Grande bate recorde de produtividade


PORTO DO RIO GRANDE, Brasil – O Tecon Rio Grande​, empresa do Grupo Wilson Sons, modifica suas operações com a implantação do Navis N4, seu novo TOS (Terminal Operating System) e atinge seu maior recorde de movimentação dos últimos anos. Juntamente com a Navis, a T2S participou da análise e do desenvolvimento da solução, além de atuar no GO LIVE do projeto e dar suporte às customizações, externalizações e integrações.

Antes da implantação, alguns módulos eram operados de forma independente, distribuídos em sistemas externos. A operação de Pátio e Navio era administrada pelo TOS Navis Sparcs e operações como controle de armazém e faturamento eram realizados pelo Scol que dispunha de sistemas satélites utilizados, por exemplo, nos coletores (handhelds) para auxiliar na coleta de dados no Pátio.

Com o upgrade para o Navis N4, houve uma unificação dos sistemas envolvidos nas atividades do Terminal com o objetivo de contribuir para maior agilidade e aumento na produtividade. A T2S também auxiliou a equipe do Terminal no desenvolvimento do TecSys, sistema que contempla o gerenciamento de armazém, controle de documentos,  o módulo financeiro, além de se comunicar com o SAP da empresa.

“A complexidade na gama de sistemas satélites foi reduzida e os processos mais importantes foram unificados no Navis N4 e no TecSys”, explica Marcus Vinícius de Melo Pereira, analista de sistemas na T2S.



Entre as adaptações efetuadas pela T2S, destacam-se:

  • Customizações em diversos EDI (Electronic Data Interchange) com o objetivo de adequar-se aos diferentes padrões dos Armadores no sistema. Dois exemplos foram a customização do Coparn e a adequação do Baplie.
  • Aprimoramento da Operação de Gate com inclusão de regras e validações pertinentes à legislação brasileira na entrada e saída de caminhões;
  • Desenvolvimento de relatórios como o Boletim de Carga e Descarga.
Segundo informações disponibilizadas pelo Tecon Rio Grande, em julho deste ano foram movimentados 71.242 TEUs, um aumento de 6% em relação ao mês anterior e de 12% em comparação a julho de 2016. O último recorde ocorreu em agosto de 2015 com 71.116 TEUs movimentados.

“A T2S contribuiu tecnicamente no Projeto N4, sendo uma parceira de desenvolvimento de software estratégica com sólidos conhecimentos da arquitetura Navis N4. Estamos bastante satisfeitos não somente com o sucesso do nosso Go-live, com o ganho de produtividade do Terminal que já está em mais de 40% (atingimos recorde de movimentos por hora em julho com 140MPH em uma operação navio com 4 STS) mas com as parcerias feitas no projeto com T2S e Navis”, conta Giovanni Ross Phonlor, gerente de sistemas no Tecon Rio Grande.

A T2S segue a parceria com o Tecon Rio Grande oferecendo suporte e manutenção conforme as necessidades do Terminal. Ainda em 2017, o mesmo projeto será implantado no Tecon Salvador (BA), também administrado pela empresa do Grupo Wilson Sons.

“Estamos bastante satisfeitos com a empresa T2S em nosso projeto de migração do TOS. A equipe mostra-se focada e competente na entrega/qualidade de integração entre nosso sistema e o N4.”, relata Thomaz Fernandes Cadaval, coordenador de sistemas no Tecon Rio Grande.

Comentários