Novo ADE 02: RFB inicia desenvolvimento da API "módulo Recinto"

A implementação está prevista para terminar em março de 2020




A Coana publicou na segunda-feira (11) que estão em curso a especificação e  o desenvolvimento da API (Application Programming Interface) "módulo Recinto", que será utilizada para receber e armazenar os dados enviados pelos recintos à Receita Federal Brasileira (RFB).

Esta é mais uma atualização sobre o novo Ato Declaratório Executivo 02/2003 (ADE 02).

Cerca de 11 eventos iniciais têm previsão de serem concluídos até março de 2020, época em que também será disponibilizado o ambiente de treinamento e a documentação técnica.

Conforme a RFB o serviço não entrará em produção antes da implementação de todos os eventos, assim como da publicação da norma.

Relembre a timeline

Em maio deste ano foi apresentada a Proposta do novo ADE 02 ao setor privado, que teve até o final de julho para enviar suas dúvidas e contribuições sobre o Ato.

Em agosto, após a análise dos feedbacks recebidos,  a RFB publicou o anexo com as informações que deverão ser cadastradas, para que os recintos iniciassem suas análises operacionais, financeiras e de sistemas, para a adequação correta à norma.

Como atender à mudança do ADE 02

Se sua empresa ainda não atende ao ADE 02, ou você está atento e quer viabilizar a adequação assim que ela estiver disponível, a T2S é especializada em soluções de software para o setor portuário e está acompanhando as atualizações da RFB para oferecer a você a solução que melhor se adequa às suas necessidades e que atenda corretamente ao Ato.

Com nosso serviço de consultoria, por exemplo, você pode ter à sua disposição profissionais especializados para atender às suas demandas no tempo que for necessário.

Se você preferir, também pode atender à exigência por meio de um projeto de escopo fechado, em que nossos analistas definirão, de acordo com suas exigências, todas as etapas do serviço e, no prazo pré-estabelecido lhe entregarão a solução para essa e outras normas.

Entre em contato com o time da T2S e descubra a melhor maneira para atender ao ADE 02.

Comentários