Antaq inicia o cadastramento de usuários do Sistema de Desempenho de Navegação



O envio das informações passa a ser obrigatório ainda em dezembro de 2019

A Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) anunciou  que o cadastramento de pessoas físicas para atuarem como usuários máster no Módulo Apoio Portuário, do Sistema de Desempenho de Navegação - SDN será iniciado.

Esse cadastro deve acontecer porque, a partir de dezembro de 2019 será obrigatório o envio de dados exigidos pela Agência, pelas empresas de navegação para alimentação do sistema.

Sobre o Sistema de Desempenho de Navegação

O SDN é um sistema informatizado que recebe pela internet, informações técnicas e operacionais sobre frotas das Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs). Essas informações incluem também dados das operações realizadas, tipos de atividades e valores cobrados.

Segundo a Agência, os dados obtidos por meio do sistema permitem o conhecimento do mercado e são importantes para subsidiar a operação regulatória da Antaq, assim como sua organização, manutenção e divulgação de informações estatísticas relativas à sua área de atuação.


Leia também: O Sistema de Desempenho da Navegação (SDN) da ANTAQ e seus benefícios para a Logística Portuária

Sobre a Norma

A Resolução Normativa nº 35/2019 foi aprovada pela Antaq em agosto de 2019 e estabelece a obrigatoriedade da prestação de informações para a alimentação do SDN pelas empresas que atuam na navegação de apoio portuário.

A norma determina que as EBNs se integrem ao Sistema e, por meio dele, enviem informações referentes às operações realizadas.

Foi estabelecido um prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma para que as empresas se integrem ao Sistema. Finalizado este prazo, o envio das informações passa a ser obrigatório a partir do mês subsequente ao mês de referência.

Neste caso, o primeiro mês para o envio obrigatório das informações será dezembro, sendo que o prazo final  é em fevereiro de 2020.

Como fazer a adequação

Considerando a iminência do início da obrigatoriedade do sistema, empresas de grande porte deverão se antecipar para providenciar o envio dos dados.

Para evitar que muitas horas sejam destinadas a esta atividade, pode ser utilizada uma solução informatizada que automatize o cadastramento das informações.

Para o envio dos dados pode ser construída uma função que preencha automaticamente cada campo solicitado. Um robô automatizador, por exemplo.

Nesse caso, seria criada uma aplicação que emula o trabalho humano e coleta e envia automaticamente os dados para o sistema da Antaq.

De qualquer maneira, para promover a adequação da maneira correta é necessária uma análise para saber a melhor forma de fazer a sincronização dos dados das empresas para o SDN.

A T2S é especializada em soluções de software para o setor portuário e conta com serviços de consultoria, que podem desenvolver para você a melhor solução para esta e outras demandas que envolvem os seus recursos de TI.

Por meio de uma equipe especializada no setor portuário, podemos determinar a melhor opção conforme as necessidades da sua empresa e executar um serviço que lhe permita agilidade no processo, redução de custos e, consequentemente, aumento da sua produtividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Federal muda novamente data de obrigatoriedade da API Módulo-Recintos

Data de obrigatoriedade da API Módulo-Recintos fica indefinida

Em homenagem ao Rei Pelé, Porto de Santos deve mudar de nome