Indústria Portuária: o que muda em 2020

Novidades prometem melhorias de eficiência e resultados



Com a virada do ano batendo à porta as empresas do setor portuário ficam atentas às mudanças, afinal, as leis, tendências e procedimentos novos impactam diretamente no quanto precisarão investir e quais resultados conseguirão alcançar.

Pensando nisso, viemos relembrar notícias importantes de 2019 que com certeza irão afetar o setor e as suas operações em 2020. Acompanhe:


ADE 02

Com certeza uma das mais avisadas e aguardadas mudanças.

Desde março a Coana vem anunciando que pretende modificar a maneira como os recintos devem disponibilizar as consultas sobre suas movimentações.

Na última atualização a RFB anunciou que já está desenvolvendo a API “Módulo Recinto”  e que tem previsão de concluir 11 eventos iniciais até março de 2020.

Se você ainda não se preparou para atender ao Ato, a hora de pedir sua proposta é agora.


LGPD

Essa é outra novidade que não dá para fugir. No segundo semestre do ano o governo anunciou que até agosto de 2020 todas as empresas devem modificar sua maneira de operar para obter o consentimento explícito de seus clientes e garantir a proteção destes dados quando forem utilizados.

Sendo assim, se você, por exemplo, ainda não adaptou seus sistemas para a manutenção dos dados de usuários ou ainda não conta com estruturas de registro de consentimento, ainda dá tempo de se organizar para atender ao prazo.


Antaq SDN

A Antaq também anunciou neste segundo semestre o início do cadastramento de usuários no Módulo “Apoio Portuário” do Sistema de Desempenho de Navegação.

Ele recebe pela internet informações técnicas e operacionais sobre as frotas das empresas brasileiras de navegação. E, já que o envio é necessário, por que não fazê-lo de forma automatizada e garantir a consistência dos dados?


Portos Eco Friendly

Uma tendência bastante fomentada durante o ano foi o desenvolvimento de operações mais sustentáveis, o que envolve a criação de produtos eco friendly e o uso da tecnologia em substituição a alguns procedimentos.

Um bom exemplo é o Porto Sem Papel (PSP), criado para facilitar a análise e a liberação de mercadorias nos portos brasileiros. Por meio do sistema, vários formulários em papel são convertidos em um único documento eletrônico, o Documento Único Virtual (DUV).


Leia também: TOC Americas 2019: confira as novidades apresentadas na 19ª edição


Porto 4.0

Mais um assunto bastante comentado durante 2019 foi sobre o futuro dos portos e a implementação de tecnologias da Indústria 4.0.

Automatização, Big Data, machine learning, inteligência artificial e IoT (internet das coisas) foram alguns dos termos que ouvimos.

Neste cenário, a leitura do que acontece no porto é automatizada, o carregamento é por meio de sensores de peso, a liberação de caminhões é por meio de leitores óticos, navios são abastecidos por energia solar, por exemplo.

Portos no mundo e no Brasil já iniciaram a adaptação para as novas tecnologias e pretendem ampliar seus investimentos para atender a este futuro cada vez mais tecnológico e eficiente.


Leia também: Dados desorganizados: como atrapalham estratégias de negócios no setor portuário


Tempo de inovar

Apesar das obrigações recorrentes no setor, mais importante, é que não é necessário o surgimento de leis para que sua empresa esteja a frente da concorrência e se destaque no mercado.

São diversas as possibilidades para inovar com tecnologias que aumentam a eficiência das suas operações e potencializam seus resultados.

A T2S atua no mercado de soluções tecnológicas e inovação há quase duas décadas e desde então já alcançou excelentes marcos e nossos clientes se tornaram diversos cases de sucesso.

Esperamos que em 2020 você possa fazer parte dessa lista!


Nos vemos ano que vem?

Comentários