Port Community Systems será implementado no Brasil

Iniciativa pretende agilizar processos de comércio exterior




Portos brasileiros irão implantar o Port Community Systems (PCS), um sistema tecnológico para integração de dados do comércio marítimo.

O Porto de Santos será o primeiro no Brasil a adotar a tecnologia, mas os portos do Rio de Janeiro, Suape e Paranaguá também receberão o projeto, que também está sendo implantado na Índia, Argentina e Chile.

A proposta é que o sistema facilite o acesso aos dados e assim, simplifique e agilize procedimentos do comércio exterior.


Leia também: 5 tecnologias que aceleram os processos logísticos


O projeto


A iniciativa é viabilizada pelo Prosperity Fund, fundo de cooperação britânico para países em desenvolvimento.

Para a implementação no Brasil o fundo contratou um consórcio de empresas e estima-se que o investimento seja em torno de R$ 100 milhões, que inclui a construção da plataforma que reunirá os programas já existentes e utilizados pelas autoridades portuárias.

Conforme os responsáveis do Brasil, o primeiro passo da implementação do sistema será o mapeamento de processos e sistemas existentes nos quatro portos selecionados para verificar as principais necessidades e identificar as oportunidades para um Port Community System no País.


Como funciona

O sistema promete diminuir o tempo de importação e exportação de produtos. Logo, a projeção é que a importação seja reduzida em dois dias e a exportação para um.

Além disso, a base de dados nascerá já numa base de programação integrável por webservices, com os sistemas das autoridades e desenvolvimento de uma API para integrar os sistemas dos clientes.

Sendo assim, a plataforma permitirá que pequenas e médias empresas tenham maior acesso ao mercado marítimo tanto quanto as grandes companhias.


Leia também: Sistemas para o setor portuário: 3 dicas para um desenvolvimento de sucesso

Comentários