Publicado ambiente de treinamento da API-Recintos (novo ADE 02)

A Receita Federal Brasileira comunicou na segunda-feira (02) que disponibilizou o ambiente de treinamento da API-Recintos para possibilitar os testes de integração entre os sistemas dos recintos e o Portal Único de Comércio Exterior.


Os testes

De acordo com a publicação, os testes incluem, por exemplo: autenticação, validações de tipos de dados e domínios, algumas regras de negócio, reconhecimento e implementação das estruturas de dados que devem ser enviadas à API.

A notícia ressalta que o ambiente de treinamento não foi projetado para suportar testes de performance, como receber centenas de eventos em menos de 1 minuto.

Por isso, para garantir o bom uso do ambiente de treinamento e garantir a disponibilidade da API-Recintos para todos os usuário, os recintos que efetuarem tentativas massivas de envios poderão ter limitação temporária de acesso à API.


Leia mais: Divulgada a data para implantação da API Módulo-Recintos


Relembre a Timeline

O projeto iniciou no segundo semestre de 2019 com o objetivo de substituir a atual maneira que os Recintos disponibilizam os registros de movimentações, ao permitir, por meio de uma API, que o recinto envie os registros de eventos diretamente ao Portal Único de Comércio Exterior.

Conforme as recentes atualizações da Coana, o ambiente de produção será liberado em julho (2021) e permitirá o envio de maneira mais prática, rápida e segura. 

Em abril de 2020, 11 eventos foram disponibilizados em ambiente de validação e em dezembro, mais 11 eventos, totalizando todos os endpoints disponíveis para testes.

Após a publicação do ambiente de produção, passará a contar o prazo de 60 dias até a obrigatoriedade da norma.

Sua empresa já está preparada para a integração com a API-Recintos?

Comentários