Diretor da T2S fala sobre tecnologia e mercado de trabalho na pandemia

Esses e outros assuntos foram pauta do encontro virtual que aconteceu nessa segunda (03)




Nesta segunda-feira (03), o sócio-diretor da T2S Tecnologia, Soluções e Sistemas, Ricardo Pupo Larguesa, participou do encontro virtual “A Região em Pauta” do Grupo Tribuna.

A live, que também contou com a presença de Guilherme Filgueiras da Page Group - plataforma de recrutamento, fez um raio X do mercado de trabalho e as perspectivas para o pós-pandemia.

O encontro teve mediação de Arminda Augusto, gerente de produtos e relações institucionais do Grupo Tribuna.


Tecnologia como aliada

Um dos assuntos abordados durante a live foi a respeito das perspectivas do mercado de trabalho, considerando o atual momento, em que a pandemia fechou postos e obrigou segmentos a uma mudança no perfil das vagas.

Neste contexto, os convidados apontaram a tecnologia como uma área que, na contramão de outros setores que sofreram perdas, tem apresentado crescimento e, consequentemente, demanda por profissionais.

Considerando a aceleração da transformação digital - processo pelo qual as empresas passam a informatizar seus processos - , causada pela necessidade de se adaptar para se manter frente ao cenário atual, há a necessidade cada vez maior de serviços de tecnologia.

Larguesa comentou sobre setores, como o de logística, que não pararam e tiveram a tecnologia como seu principal aliado.

“Muitos comércios que eram presenciais, começaram a ter que trabalhar com e-commerce. E isso impulsionou o setor logístico que, por consequência, precisou demais da TI nesse processo, explicou”.

Como exemplo, ele mencionou a própria T2S que trabalha com desenvolvimento de sistemas para o setor portuário e, neste período, teve uma demanda de projetos muito maior do que o esperado.

Segundo Larguesa, em 2020 a base de clientes da empresa aumentou em 54,5% e foram feitos 61,5% projetos a mais. O faturamento também dobrou e o corpo de colaboradores cresceu em 20%.





O perfil profissional

Considerando o aumento da demanda pela tecnologia, houve também a necessidade de profissionais capacitados para atendê-la.

Neste ponto, os entrevistados comentaram sobre o perfil do profissional procurado pelas empresas e quais as habilidades necessárias para quem busca uma posição ou recolocação profissional.

Larguesa, que também é professor da Fatec Baixada Santista e Fatec Praia Grande, falou sobre a importância de manter-se atualizado, e de desenvolver, além de habilidades técnicas, competências humanas.

Filgueiras completou falando sobre como é importante que os candidatos que pleiteiam uma vaga sejam verdadeiros em seus currículos e nas entrevistas e procurem aprimorar as habilidades que já possuem.

O encontro contou ainda com a participação do público, que enviou perguntas e comentários aos convidados.


No próximo domingo sairá no Jornal A Tribuna o caderno Especial sobre o tema abordado na live, mas você pode assistir à gravação nas redes sociais do Grupo Tribuna (Facebook e Youtube), nos perfis da T2S. 




Sobre a T2S

A T2S é referência no desenvolvimento de soluções customizadas para os maiores terminais portuários da América Latina.

Com equipe que carrega a experiência de diversos cases de sucesso e o conhecimento aprofundado das regras de negócio do setor portuário, soma mais de  500 mil horas de programação em 300 projetos, 100% entregues para mais de 140 empresas. 


Comentários