Santos Brasil lança o pagamento por Pix e aumenta produtividade em 92%

 Modalidade permite maior agilidade em processos de liberação de carga

  


A Santos Brasil lançou a modalidade de pagamentos por Pix – QR Code em seu Portal do Cliente, a nova ferramenta está disponível para pagamentos com condição à vista, dos serviços de armazenagem de importação.

A ferramenta poderá ser acessada diretamente pelo Portal do Cliente, onde será possível a realização do pagamento em tempo real, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana (24/7/365).

Por meio de uma consultoria, a T2S atuou no desenvolvimento da ferramenta que reduziu em 92% o tempo de resposta das liberações dos carregamentos com condição de pagamento à vista.


Leia mais: 05 motivos para implementar o pix


O projeto

O projeto consiste na intercomunicação de dados da Santos Brasil com o Banco Itaú (banco utilizado pela empresa para recebimento dos pagamentos), por meio de uma interface para incluir a função de pagamentos por Pix – QR Code no Portal do Cliente.

Segundo Maria Clara Bonifácio, Coordenadora de Contas a Receber da Santos Brasil, a inclusão do pagamento por Pix possibilita a automação de  100% do processo, com o objetivo principal de atender o cliente no menor tempo possível. 

“Temos uma demanda muito grande de emissão de nota fiscal / liberação do carregamento.  Recebemos um volume representativo de e-mails e com a redução de 92% do tempo de resposta, o cliente terá mais agilidade e segurança  no processo de liberação de sua carga, explica.

De acordo com Maria Clara, esta automação trará ao cliente otimização de tempo, independência e facilidade no pagamento,  uma vez que tudo ocorrerá de forma sistêmica. “Hoje, com a entrada do Pix – QR Code, saímos de um tempo de atendimento de até 3 horas para 15 minutos”, destaca.

 

Resultados do projeto

A modalidade de pagamentos por Pix já automatizou muitos processos na Santos Brasil e por meio desta  integração, o intervalo entre o pagamento e a liberação da carga foi reduzido em 92%, ou seja, conforme os registros da Santos Brasil, ao todo, a ferramenta irá gerar  uma economia de 275 horas por mês para a Companhia (redução de 300 para 25 horas por mês).

“O processo é todo automatizado, não tem intervenção humana, e o melhor de tudo,  o cliente não fica mais restrito ao nosso horário de atendimento, uma vez que , o pagamento poderá ser efetuado a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, complementa a coordenadora de contas a receber da Santos Brasil. 




Mais sobre o Pix Santos Brasil

Entre os resultados alcançados pela Santos Brasil, Maria Clara ainda destaca os benefícios para os clientes, pois além das modalidades de pagamento que a empresa sempre ofereceu, agora há também o Pix – QR Code.

Ela explica que a inclusão do Pix contribui ainda mais  para reduzir as  possibilidades de erro, pois para efetuar o pagamento, o cliente precisa apenas Gerar, Copiar e Colar o QR Code no aplicativo do banco.  “Conforme ocorrer a adesão dos clientes  ao uso da ferramenta, maior será o benefício para todos. 

O Pix QR Code gerado traz o valor exato do serviço prestado e também garante o pagamento na conta corrente correta, já que o setor recebe os pagamentos de todas as unidades da Companhia. 

Além disso, o novo processo gera mais independência ao permitir transações sem a necessidade de interação, garante mais facilidade para a execução do pagamento, bem como agilidade no processo. 

Márcio José Cristiano, Diretor Executivo de Finanças e Suprimentos da Santos Brasil, comenta que os benefícios aos clientes da ferramenta PIX - QR Code já podem ser percebidos. “Foi um trabalho a quatro mãos. O analista de projetos da T2S entendeu nosso objetivo e ajustou às possibilidades disponíveis. O resultado foi exatamente o que esperávamos. Permitimos aos nossos usuários que pagamentos sejam efetuados em minutos dentro do Portal do Cliente, com a liberação das cargas de forma automatizada e a qualquer dia e hora. Além disso, o PIX - QR Code Santos Brasil pode ser feito para cobrança de qualquer valor, por qualquer cliente”, diz.

  

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio  de dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

 

Sobre a T2S

A T2S é referência no desenvolvimento de soluções customizadas para os maiores terminais portuários da América Latina.

Pautada no desenvolvimento sob demanda, se consolidou como especialista na criação de soluções customizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes. 

Sua equipe carrega a experiência de diversos cases de sucesso e o conhecimento aprofundado das regras de negócio do setor portuário.

Já são mais de 500 mil horas de programação e 100% de projetos entregues para mais de 140 empresas.


Quer implementar o pix? Entre em contato com nosso time comercial e solicite uma proposta!


Comentários