Conheça as vantagens e desvantagens da computação em nuvem nos portos

Tecnologia Portuária explica o que é cloud computing e como o sistema de armazenamento de dados funciona

Divulgação


Cloud computing ou computação em nuvem é um sistema de armazenamento de dados que permite ser acessado de vários dispositivos, algo que tem se tornado realidade nos portos.


Esse foi o tema da semana no Tecnologia Portuária (TP), que foi ao ar na Record TV Litoral, na terça-feira (5). O episódio mostrou as vantagens e desvantagens em adotar esse modelo no setor portuário.


Como exemplo, o apresentador Rodrigo Lopes Salgado listou como vantagens a segurança, infraestrutura centralizada e profissionais dedicados a cuidar destes serviços. 


Como desvantagem existe a forte dependência da internet para acessar os arquivos e sistemas, o que não é bom para o porto. Isso porque no setor, sistemas críticos como os operados no cais e que controlam os contêineres, ou as cancelas e gates, validando as entradas e saídas de caminhões não podem depender muito da internet, já que a disponibilidade precisa ser alta. 


Por isso, o cenário mais comum acaba sendo de sistemas híbridos, com parte dos serviços em nuvem e outra parte salva nos próprios terminais. De qualquer forma, a tecnologia continua presente.


Sobre o Tecnologia Portuária

O Tecnologia Portuária (TP) é exibido todas às terças-feiras na Record TV Litoral e Vale depois do Conexão Porto, durante o jornal SP Record, a partir das 18h50. 

 

Assim como no blog, o formato audiovisual do TP tem a intenção de mostrar as principais novidades e curiosidades dos portos brasileiros.

 

Assista ao vídeo:


É possível se inscrever no canal, curtir e compartilhar o conteúdo pelo link: https://youtu.be/TS3T5S2bg5Q.

Comentários