Tecon Rio Grande realiza atualização do sistema operacional com auxílio de integradora

 T2S ajudou no processo de upgrade de versão do Navis N4; Go Live durou quase dez horas, momento em que todas as operações do terminal foram paralisadas

Divulgação/Wilson Sons


Com a intenção de melhorar e facilitar as operações portuárias foi que o Tecon Rio Grande, gerenciado pelo grupo Wilson Sons, atualizou seu sistema operacional, o Terminal Operating System (TOS) chamado N4, da empresa norte-americana Navis.


O upgrade aconteceu no dia 3 de julho e durou quase dez horas. Nesse período todas as atividades do terminal foram paralisadas. 


O TOS é fundamental na cadeia logística, sendo responsável por toda a engrenagem de um terminal. Com a atualização, o sistema passou da versão 3.1 para a 3.8, e assim como na implantação, o momento em que é feito o upgrade é chamado de Go Live. 


Hoje o N4 tem integração com dois dos principais sistemas do Tecon Rio Grande: o Tecsys, responsável pela parte administrativa, como cadastro de serviços, clientes, tarefas, atividades, emissão de notas fiscais e faturamento, e há o B2B, portal em que os clientes podem acessar para realizar agendamentos, consultas e acompanhamento de processos.


Para que a atualização acontecesse, o Tecon Rio Grande teve a ajuda da integradora T2S, empresa de Tecnologia da Informação (TI) focada exclusivamente no setor portuário que deu todo o auxílio às customizações necessárias.


De acordo com o analista de sistemas da T2S, Jefferson Vasconcelos, o principal papel da empresa localizada em Santos, Litoral de São Paulo, foi adaptar as customizações existentes para a nova versão. “Foi detectar erros e analisar soluções. No Go Live ajustamos a nova versão no ambiente de produção e verificamos qualquer erro que pudesse surgir”, explica.


Além da T2S, a ação contou com o trabalho dos departamentos de TI e Operações do Tecon, que atuam diretamente no N4 e dos setores financeiro e comercial, que trabalham nos sistemas integrados. Segundo o analista da T2S, os departamentos foram importantes para os testes e para verificar se os sistemas estavam funcionando corretamente com a mudança da versão.


O analista de sistemas já participou de outros Go Lives, mas teve novas experiências, como realizá-lo de forma remota e atuar na madrugada, período de menor movimentação no terminal. “Até então minhas experiências tinham sido presenciais e em horário comercial e isso foi uma novidade pra mim.”


Preparação para o Go Live


Apesar de não existir tantas mudanças entre as versões, a atualização do N4 tem um suporte maior e é mais facilitada. Por envolver a paralisação do terminal, precisou ser bem planejada, com preparação que acontece desde março.


O Navis N4 trabalha apenas com a linguagem Groovy e das alterações, o maior ponto trabalhado foi o ajuste das customizações que utilizavam de classes nativas do N4 e que não existem mais ou se tornaram obsoletas. Sobre as melhorias, houve novos recursos para desenvolvedores que facilitam na hora de identificar erros.


Sobre a T2S

Há quase duas décadas, a T2S Tecnologia é referência no desenvolvimento de softwares para os maiores terminais portuários do Brasil. Para se ter ideia, cerca de 85% de toda movimentação de contêineres do país passa por algum sistema desenvolvido ou mantido pela empresa.

Pautada no desenvolvimento sob demanda, se consolidou como especialista na criação de soluções customizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes, com inúmeros cases de sucesso.


Mais informações podem ser obtidas no site https://www.t2s.com.br/.

Comentários