Incêndio em porto da Turquia interrompe operações após terremoto atingir país

Imagens mostram contêineres queimados e ainda não há previsão de quando as operações no porto vão normalizar

Arte: Harry Walendy Netto

O Porto de Iskenderun, na Turquia, pegou fogo e teve suas operações interrompidas logo depois de um terremoto atingir o país.

Tanto o incêndio como o terremoto aconteceram na última terça-feira, 6 de fevereiro. Imagens que circulam na internet chamam a atenção por mostrar os contêineres que estavam empilhados, caídos e saindo fumaça.

Terremoto na Turquia e Síria

Antes de o incêndio acontecer, um terremoto atingiu não só o sul do país turco como a Síria também. Na Turquia houve o registro de um tremor com magnitude de 7,8, enquanto na Síria a magnitude foi de 7,5.

Até sexta-feira, 10 de fevereiro, mais de 22 mil mortes foram confirmadas e a Organização Mundial da Saúde estima que o número possa chegar a 40 mil. Esse é o maior terremoto na Turquia desde 1999, quando o tremor causou 17 mil mortes na época.

Segundo o canal de notícias CNN, ainda não foi confirmado se o incêndio tem relação com o terremoto. O que se sabe é que o tremor já tinha abalado a estrutura do porto e também afetou a logística e a infraestrutura de transporte pela região.

A autoridade marítima turca anunciou no twitter que, depois do terremoto, foram realizadas inspeções em portos além de Iskenderun. 

As estradas da região também foram afetadas e a movimentação de caminhões foi interrompida. Por esse motivo, as companhias de navegação desviaram os contêineres para hubs próximos, dentro da viabilidade operacional ou então mantiveram os contêineres em portos de transbordo, incluindo o Porto de Mersin e o Porto Said.

A Maersk planejou a mudança de todas as reservas com destino ao porto de Iskenderun ou que já estavam na rota. A empresa também disse que todos os cancelamentos, alterações e mudanças de destino não serão cobrados em fevereiro para reservas em Iskenderun e Mersin.

A única coisa que ainda não se sabe é quando as operações do porto de Iskenderun vão voltar ao normal.


Assista esse e outros vídeos em nosso canal no YouTube.

Comentários