T2S marca presença no Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico Portuário

Evento reuniu empresas fornecedoras de ferramentas necessárias para a manutenção do certificado de alfandegamento

Divulgação/T2S

A T2S marcou presença no 1° Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico Portuário, nesta segunda-feira (27). O evento foi realizado pelo Conselho Brasil Tech Export, do Fórum Brasil Export, no Villa Blue Tree, em São Paulo. 


O evento reuniu os principais fornecedores de equipamentos e sistemas necessários para a manutenção do certificado de alfandegamento dos recintos localizados em portos, aeroportos, fronteiras terrestres e portos secos.


O CEO do Brasil Export, Fabricio Julião, comentou sobre a realização da primeira edição do evento. "Desejo a todos bons frutos e que saiam daqui com uma grande experiência e cada vez mais próximos do setor [logístico e portuário]".


Ao longo do dia, algumas apresentações técnicas foram realizadas no auditório. Entre elas, o gerente de contas da T2S, Gustavo Modesto, falou sobre a API Módulo Recintos. Ele explica que esse sistema, também conhecido como ADE 02 (Ato Declaratório Executivo Coana/Cotec Nº 02), permite aos recintos enviar, receber e armazenar informações sobre a movimentação física de pessoas, veículos e cargas prestadas.


O projeto dá lugar ao antigo Ato Declaratório Executivo (ADE), e centraliza as informações aduaneiras enviadas no Portal Siscomex, sendo um processo obrigatório a todos os recintos alfandegados desde dezembro de 2022.


O T2S-Recintos, desenvolvido pela T2S, tem como objetivo facilitar aos terminais a adequação às novas exigências da RF. "Funciona como um software intermediário entre o sistema do terminal e a API da Receita Federal. Esse software cria uma base de dados centralizada que recebe os dados, consulta eventos e envia pra API", explica Gustavo.


Sobre a T2S

A T2S é uma das 12 empresas patrocinadoras e expositoras do evento. 


Uma das últimas conquistas foi a internacionalização dos serviços, fechando contrato com o Terminal Zarate, na Argentina. A expectativa é ampliar a área de atuação para o restante da América do Sul.

Comentários