Lean TI: O que é e vantagens de adotar



A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um setor já consolidado e que vem ganhando ainda mais força dentro das empresas. Por isso, é comum que o setor também seja a central de diversos negócios e como consequência precise de mais investimentos e atualizações constantes.

Afinal, estamos falando de tecnologia e comunicação. Duas coisas que mudam o tempo todo.

Conseguir a eficiência necessária neste setor pode ser uma tarefa mais fácil, desde que a empresa adote os recursos necessários. Neste sentido, uma das possibilidades mais vantajosas é a aplicação da metodologia Lean.

O que é a Lean TI?

Caso você não saiba do que se trata, a T2S – empresa especializada em soluções de software para o setor portuário - vai te explicar neste artigo. Além de dar boas razões para adotar a Lean TI no departamento de TIC o quanto antes.

Primeiramente, lean em inglês é esguio ou enxuto. Em um resumo rápido, a metodologia Lean é baseada no Sistema Toyota de Produção. Então, estamos falando de evitar desperdícios, tanto humanos quanto financeiro e produzir mais com menos recursos. Além de agregar valor ao cliente. No Lean TI, uma adaptação deste conceito, estamos falando de sistemas que buscam dar agilidade, maior nível de segurança e qualidade aos processos da empresa.

Sua implantação muda a forma de trabalhar e também a cultura interna. 

Vantagens de adotar a Lean TI
  1. Sistemas mais integrados a todos os processos, ou seja, mais eficiência.
  2. Suas equipes atuarão mais próximas uma das outras. O que garante velocidade, sem deixar a qualidade de lado.
  3. A forma de executar tarefas irá mudar: seus colaboradores terão a visão dos clientes na hora de executá-las e, assim, a entrega de valor agregado ao trabalho será maior.

Como aplicar conceitos Lean em TI?

Ainda não entendeu o que a Lean TI vai representar no seu cotidiano?

Ao contratar com especialista para aplicar os conceitos na sua empresa, ele irá identificar o que é valor para os seus clientes. Então, todo o sistema será pensando para atender as necessidades dos clientes (internos ou externos), da mais importante para a menos importante. Também são criados padrões e outros recursos para toda a tecnologia da informação trabalhar em harmonia.

"A T2S pode ajudar realizando análises e diagnósticos dos processos do departamento bem como realizando estudos de viabilidade de softwares específicos, tudo no complexo contexto do Setor Portuário", comenta o diretor da T2S, Ricardo Larguesa.

A T2S tem a expertise e as metodologias necessárias para fazer essa transformação acontecer em empresas do setor portuário. Entre em contato com o nosso setor comercial e aplique a Lean ao seu cotidiano!

Comentários