Por que empresas de logística devem contratar uma fábrica de software externa?



O termo software factory (fábrica de software em português), foi usado pela primeira vez ainda nos anos 60. Mas, a popularização aconteceu só na década de 90 e as dúvidas a respeito deste conceito ainda existem nos dias de hoje. Por essa razão, antes de mais nada é importante saber o que é e como funciona essa metodologia.

Você sabe o que é uma fábrica de software e como ela trabalha? E a importância deste método para armadores portuários, você conhece? 

O que é fábrica de software 

Se acaso a sua resposta não for positiva, este é o lugar certo. Pois nós vamos começar, literalmente, do começo. 

Em resumo estamos falando da ideia de aplicar conceitos da indústria em ambientes de desenvolvimento de software, ou seja, dar maior produtividade, prazos e custos menores a ele. Para que isso seja possível, a fábrica de software divide o desenvolvimento em etapas pré-definidas: 

  • Análise 
  • Prototipagem 
  • Desenvolvimento 
  • Testes 
  • Homologação/ Qualidade
  • Implantação 
Além disso, por padrão cada fase do desenvolvimento tem um analista responsável. Em outras palavras, especialistas cuidam de cada momento do desenvolvimento dos softwares. O que por si só já é uma vantagem e um ótimo motivo para contar com uma fábrica de software, afinal assim todos os envolvidos no projeto trabalham em algo que são especializados e isso diminui a curva de aprendizado evitando erros e retrabalhos. 

Vantagens da fábrica de software para armadores portuários 

De todo modo, aqui o nosso foco é a tecnologia portuária e, por isso, vamos falar sobre as vantagens da fábrica de software para amadores. 

De acordo com Ricardo Larguesa, diretor da T2S – empresa especializada em soluções de software para o setor portuário – entre as maiores vantagens de uma contratação de fábrica de software para empresas do setor portuário está a agilidade e liberdade. "Especialmente para o Setor Portuário, que possui restrições de acesso muito rígidas a pessoal externo, uma fábrica de software externa oferece muitas vantagens. Remotamente, uma equipe completamente estruturada pode atender as demandas de maneira mais ágil e produtiva com bastante liberdade, deixando a equipe de TI do terminal à vontade para se dedicar à análise e aos processos do negócio." 

Além disso, também são pontos importantes e grandes vantagens: 
  1. Qualidade de desenvolvimento 
  2. Valor 
  3. Customização do seu sistema e alterações sempre que necessário 
Por fim é importante lembrar que essa metodologia, assim como o suporte, funciona através da contratação de horas/mês. Deste modo, o atendimento de demandas pode ser aberto por telefone ou e-mail e gerenciados pela empresa. 

Entre em contato com a T2S 

Se acaso você tem uma empresa no setor portuário e precisa produzir um sistema, a fábrica de software da T2S pode te ajudar. Entre em contato com especialistas da empresa e encontre a solução ideal para você!

Comentários