Multimodalidade e desafios na pandemia foram temas de debate em Digital Series AGRO

Evento online é parte da programação da Intermodal e contou com série de debates sobre o tema 



“Como superar a falta de integração entre os modais e promover uma logística eficiente?” Com esta questão em pauta, se desenrolou o Painel Multimodalidade do Digital Series Agro, nesta terça-feira (29).

O encontro virtual contou com a participação de Edenilson Carlos de Oliveira, diretor de operações da Coamo Agroindustrial Corporativa; Fábio Siccherino, diretor-presidente da DP World Santos e Vanderlei Marques, head de desenvolvimento da VLI Logística 

O debate foi mediado por Ricardo Pupo Larguesa, sócio-diretor da T2S, que também é professor da Fatec e coordenador de projetos do Centro Paula Souza.

Um dos assuntos levantados por Larguesa foi sobre o impacto e os desafios causados pela Pandemia do Covid-19.

De acordo com o diretor da T2S o isolamento causou um aumento no consumo, principalmente no e-commerce (comércio online) e, consequentemente aumento das operações logísticas.

Fábio Siccherino, da DP World abordou sobre as mudanças necessárias nas operações para manter a integridade dos colaboradores do Terminal, entre elas o desafio de se trabalhar em home office, segurança da informação e manter a operação, mesmo diante de grandes volumes de movimentação.

Já Edenilson Oliveira, diretor de operações da Coamo, abordou sobre os desafios que observou na gestão de alguns municípios durante a pandemia, que, por falta de conhecimento, tomaram medidas precipitadas.

Segundo ele, foram criadas muitas regras, sem o conhecimento da cadeia logística e sem mensurar os impactos que tais medidas poderiam acarretar.

Nesse contexto, o head de desenvolvimento da VLI Logística, Vanderlei Marques abordou a questão da dificuldade da chegada das cargas de soja nos terminais da VLI no início da pandemia.

O fechamento de estabelecimentos, como restaurantes no início da pandemia, inviabilizou as longas viagens dos caminhoneiros, já que não havia locais onde poderiam se alimentar. Com isso, a carga demorava a chegar e a VLI não conseguia prosseguir com o transporte.

Além disso, no encontro online também foram discutidas as perspectivas para o pós-pandemia e questões como investimentos no setor e a burocracia brasileira que sempre interfere nos processos logísticos.


Sobre o evento

O Digital Series é um conjunto de eventos sazonais da Intermodal que tem o objetivo de promover discussões de mercados específicos a partir da opinião e experiência de executivos e especialistas, que falam sobre inovação, automação de processos logísticos, tecnologia e tendências que norteiam estes mercados.

O Digital Series AGRO é coproduzido com a Agrishow e tem o objetivo de debater questões sobre a logística no agronegócio, multimodalidade, tecnologia e inovação. 

O evento teve início às 10h e contou com 4 painéis que abordaram os rumos da logística para o agronegócio, tecnologias aplicadas à distribuição urbana integrada, o futuro do agronegócio no Brasil, integração entre os modais para uma logística eficiente.


Comentários