05 motivos para implementar o Pix

 Conheça os benefícios dessa ferramenta para sua equipe e clientes



Aumento da eficiência dos serviços prestados, redução de burocracias e melhoria no atendimento ao cliente são algumas pautas que permeiam o dia a dia de empresas no setor logístico/portuário.

A solução passa, muitas vezes, pela revisão dos processos e do uso da tecnologia como aliada para o desenvolvimento dessas soluções.

Implementado pelo Banco Central em novembro do ano passado, o Pix é uma solução de pagamentos instantâneos que tem obtido bons resultados para diversas empresas, inclusive do setor portuário.

O sistema permite transações financeiras em segundos e fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

É possível integrá-lo aos seus sistemas de gestão para que toda transação financeira tenha o Pix como alternativa.

Mas, se você ainda não está convencido a integrar o Pix ao seu sistema financeiro, este artigo te dará mais 5 motivos para fazê-lo.

Continue a ler.


Sobre o uso do Pix

Desde seu lançamento, em novembro de 2020, o número de transações por Pix só tem aumentado.

Só no mês de julho, as transações somaram mais de 526 milhões pelo sistema (dados: Banco Central).

Apesar de a maioria das transações ser P2P (pessoa para pessoa), as transações B2B (entre empresas) vêm aumentando e compreendem um volume bem maior em valor movimentado, que as demais categorias

Gráfico: Banco Central do Brasil

No gráfico é possível observar que as transações B2B, representam mais de 25% de todo o volume de dinheiro movimentado no Brasil.

Isso mostra que o Pix tem sido utilizado para pagamentos de alto valor nos negócios e que há confiança das empresas nesse sistema de pagamento.


Motivos para implementar o Pix


Rapidez

Com o pix você recebe pagamentos instantaneamente 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive em feriados.

Ele é muito mais rápido, se comparado com outros meios de pagamento. O boleto, por exemplo, pode levar até 3 dias úteis para ser compensado.

As transferências via TED levam algumas horas para cair, mas devem ser feitas dentro do horário de operação do banco, assim como o DOC. Mas, este, cai somente no dia seguinte.


Eficiência

O PIX possibilita a automatização de todo o processo de pagamento e liberação de cargas de um terminal portuário.

Um cliente da T2S, por exemplo, em apenas 3 meses após implementar o Pix em seus processos financeiros, liberou mais de 200 processos e economizou mais de 100 horas de clientes.

Isso porque a integração nos sistemas da empresa, permite a confirmação do pagamento e a liberação da carga em instantes.


Segurança

A integração com o Pix permite mais segurança nas transações, uma vez que, o QR code gerado para pagamento contém todas as informações da operação.

Dessa maneira, há a segurança para o cliente e a empresa quanto à exatidão do valor pago e a garantia de que cairá na conta correta.


Experiência do cliente

Ao disponibilizar o pix como meio de pagamento, seus clientes terão um processo muito mais rápido, prático e independente. 

Não será necessário, por exemplo, solicitar atendimento para envio de comprovante de pagamento ou para a liberação da carga.

Por meio das integrações feitas entre os sistemas, o pix e a instituição bancária, ao efetuar o pagamento, todos os demais processos serão executados automaticamente.


Otimização do tempo

Por meio da automatização, há a economia de tempo também da equipe, que não precisa mais conferir os recebimentos e acompanhar todas as transações.

Além disso, em casos de grandes volumes de transações, em que a capacidade de atendimento da equipe é limitada e também restrita ao horário comercial, é que o Pix se mostra como uma ferramenta ainda mais eficiente, já que processa todos os pagamentos em qualquer horário sem demandar da equipe


Integração do Pix com a T2S

Agora que conhece os benefícios, já considerou implementar o Pix?

Para isso, pode contar com a consultoria da T2S, que é referência no desenvolvimento de soluções customizadas para os maiores terminais portuários da América Latina.

Com equipe que carrega a experiência de centenas de cases de sucesso e o conhecimento aprofundado das regras de negócio do setor portuário, atualmente conta com mais de 500 mil horas de programação e 100% de projetos entregues para mais de 140 empresas.

Fale com nosso time comercial!


Comentários