TOC Connect: diretores da T2S marcam presença em evento na Holanda



A T2S Tecnologia marcou presença na edição da TOC Connect, em Rotterdam, na Holanda, com a participação dos diretores da empresa, Rodrigo Lopes Salgado e Ricardo Pupo Larguesa. 

Considerado um dos maiores eventos internacionais do setor portuário de movimentação de contêineres, os empresários representaram não só a T2S, como o Brasil. A intenção foi acompanhar as principais tendências da área, compartilhar ideias, discussões e fazer networking com líderes de todo o mundo, com foco especial na Europa e nas Américas.


A edição durou três semanas, de 18 de outubro a 5 de novembro, sendo que a etapa presencial na Holanda ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro. 


Esse foi o primeiro evento da TOC Events que ocorreu de forma 100% híbrida devido à pandemia da covid-19. Segundo a organização, todos os cuidados e protocolos de segurança contra o coronavírus foram adotados. Na etapa presencial, os diretores da T2S, Rodrigo Salgado e Ricardo Pupo estiveram junto de outros 150 profissionais.


Entre os temas abordados nas palestras da TOC Connect que os diretores da T2S participaram, foi discutida a preocupação com a inflação dos preços dos serviços, efeito gerado pela pandemia.


De acordo com Ricardo Pupo, no começo da pandemia houve uma queda brusca na movimentação portuária, algo que ocorreu apenas por um curto período. “Logo depois as movimentações aumentaram e tiveram um ritmo muito maior do que era antes da covid-19. Isso fez com que os preços ficassem inflacionados, faltasse contêineres e houvesse congestionamento nos portos. Além disso, o lucro das empresas de navegação subiu bastante. O tema foi bem discutido”, explicou.



Os diretores da T2S também puderam conhecer um sistema para armazenamento e manuseio de contêineres por meio do HBS - High Bay Storage (armazenamento de alto compartimento), o BOXBAY, uma tecnologia que melhora significativamente as operações nos terminais de contêineres.


Ao invés de empilhar contêineres diretamente em cima uns dos outros, que tem sido uma prática padrão global por décadas, o BOXBAY coloca cada contêiner em um rack individual, tornando cada um diretamente acessível. A capacidade de armazenamento dos terminais é aprimorada empilhando contêineres em até 11 níveis, com placas solares em sua cobertura.


Segundo Rodrigo Salgado, participar de mais uma edição da TOC Connect foi sem dúvida, uma experiência enriquecedora. “A T2S preza por estar sempre à frente do mercado, com soluções inovadoras. Eventos como esse nos fazem ganhar cada vez mais espaço no cenário mundial, por oferecermos serviços de qualidade”, comentou.


Outros pontos debatidos na TOC Connect foram as conexões globais por meio da digitalização acelerada, as estratégias verdes do setor, congestionamento em portos, altas taxas e perspectivas para investidores no setor portuário mundial, entre outros temas essenciais para o crescimento da área em 2022.


Visita à Bélgica

Após a TOC Connect, os diretores da T2S, Rodrigo Salgado e Ricardo Pupo visitaram a Camco Technologies, que fica em Leuven, na Bélgica.


A Camco é uma empresa que atua no ramo de reconhecimento de imagem artificial inteligente e desenvolve aplicações baseadas em visão e ferramentas de gerenciamento de ativos, aumentando a eficiência das operações nos terminais marítimos e ferroviários.


Na visita, foi possível conhecer um processo inovador: a fabricação da Câmera BoxCatcher: STS crane OCR, que identifica com precisão os contêineres tanto no embarque como na descarga, sem interferir ou desacelerar as operações do guindaste.


Ainda na Camco Technologies, os diretores da T2S estiveram em dois terminais, o Combinant e o PSA Antwerp, conhecendo os sistemas de automação oferecidos pela empresa belga. O projeto que mais se destaca é o BoxCatcher, sistema de câmera móvel instalado em um trilho montado no guindaste seguindo a rota de voo do contêiner em tempo real. 


A integração do Terminal Operating System (TOS) garante que os dados capturados sejam enviados instantaneamente, melhorando o tempo de resposta da embarcação. Esta solução de Optical Character Recognizer (OCR) de guindaste detecta a ID do contêiner, o código ISO, a presença do selo, o rótulo IMDG e a direção da porta, e fornece imagens de 360​​° do contêiner.


A BoxCatcher viaja verticalmente para a posição ideal para a captura de imagens nítidas, em qualquer condição, dos lados curtos e longos do contêiner e para suportar diferentes tamanhos, configurações e distâncias de contêineres, usando uma combinação de câmeras de obturador globais de 12MP e 4MP, além de projetores de luz LED embutidos garantem condições adequadas (sob demanda) de iluminação. É um registro seguro e preciso de dados físicos do contêiner.


O sistema ainda vem de forma opcional com uma estação de lavagem para limpeza automatizada da tampa frontal sem interromper as operações do guindaste.


Sobre a T2S 


A T2S Tecnologia é referência no desenvolvimento de soluções customizadas para os maiores terminais portuários do Brasil.


Pautada no desenvolvimento sob demanda, se consolidou como especialista na criação de soluções customizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes. 


A equipe carrega experiência de inúmeros cases de sucesso e o conhecimento das regras de negócio do setor portuário. Já são mais de 500 mil horas de programação e 100% de projetos entregues para mais de 140 empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização do Navis N4: o que fazer?

Fique atento às mudanças do ADE 02

Indústria 4.0: entenda o conceito e as oportunidades que ela promove