Programa Thathi Cidade fala sobre a desestatização do Porto de Santos

 Diretor da T2S, Rodrigo Salgado, foi convidado para fazer uma análise do tema em entrevista exibida no último dia 10

Divulgação


Nos últimos meses a desestatização do Porto de Santos tem sido amplamente discutida e foi tema do programa Thathi Cidade, da TV Thathi Band Litoral. Para analisar o assunto, houve a presença do diretor da T2S, Rodrigo Lopes Salgado.  


O programa foi exibido no último dia 10, data em que ocorreu a primeira da série de audiências públicas que discutem o tema até 16 de março. A audiência contou com a participação do ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, de representantes do governo estadual e federal, autoridades portuárias, entre outros.

 

Durante a entrevista ao Thathi Cidade, Rodrigo Salgado comentou que o assunto nunca foi tão debatido como agora. “A movimentação está bem animada. É claro que sempre existem dúvidas por ser um ano eleitoral, mas nunca foi tão aquecida essa discussão de entregar de verdade”, explica.


Para o empresário, é difícil encontrar um caso de privatização em que houve queda de performance. “Acho que ninguém da indústria portuária brasileira tem dúvida de que essa seja uma ação bem positiva.”


Em análise sobre o tema, acredita também que o processo tornará o porto santista mais competitivo. “A grande discussão é que há pouco tempo o Porto aumentou a área poligonal, dobrando de tamanho. E então voltaram às mesmas discussões de infraestrutura, se acessos rodoviários e ferroviários são suficientes, a discussão entre o setor privado e o governo", comenta. 


Sobre a Desestatização

A intenção é de que todo o complexo portuário seja gerido pela iniciativa privada. 


De acordo com o Governo Federal, o prazo de concessão será de 35 anos, prorrogável por até cinco anos. Os investimentos previstos para a adequação da infraestrutura do Porto Organizado totalizam R$ 16 bilhões, distribuídos ao longo da vigência contratual.

É esperada ainda a criação de 60 mil postos de trabalho a partir do investimento privado.

Programa Inteligência Portuária (PIP)


Salgado também falou em entrevista sobre a segunda temporada do Programa Inteligência Portuária (PIP), exibido na TV Thathi Band Litoral. 


“A primeira temporada teve um sucesso bacana, com atores importantes do setor portuário. Tivemos um bom feedback da audiência e do público e a segunda temporada tende a ser um sucesso ainda mais consolidado.” 


Entre as novidades, o diretor da T2S comentou que o modelo deve ser diferente do apresentado na primeira temporada, com episódios mais dinâmicos. “Fiquem atentos que será algo bem legal”, finaliza. 


Assista ao vídeo:


Para ver o conteúdo completo, acesse o canal da T2S no YouTube.

Comentários