Tecon Vila do Conde implanta novo sistema operacional para agilizar operações

 Go Live aconteceu de forma presencial em 19 de agosto para a implantação do sistema OPUS; todo o processo contou com o auxílio da integradora T2S Tecnologia

Divulgação/Tecon VDC/Santos Brasil

Aumentar a produtividade, eficiência e a agilidade das operações portuárias. Esses foram os principais motivos que fizeram o Tecon Vila do Conde (VDC), em Barcarena, no Pará, implantar um novo sistema operacional chamado OPUS Terminal, que é o Terminal Operating System (TOS) da empresa sul-coreana CyberLogitec.

Administrado pela Santos Brasil, o Tecon Vila do Conde realizou o Go Live de forma presencial em 19 de agosto, com duração de 3 dias, tendo início na sexta-feira e conclusão no domingo, sendo o momento mais esperado da operação. Isso porque é nesse período que a implantação acontece e todas as atividades do terminal são paralisadas. 


O TOS é responsável por toda a engrenagem de um terminal e fundamental na cadeia logística. Foi a primeira vez que um TOS foi implantado no Tecon Vila do Conde, substituindo o antigo sistema chamado Yard, desenvolvido no início dos anos 2000, pela empresa T2S.


Quem atuou no projeto e acompanhou o processo foi o analista de sistemas da T2S, Thalis Meurer, que ficou alocado por dez semanas no Pará. O profissional informou que para o Go Live acontecer foi necessário seguir uma programação. “Todo o desenvolvimento do projeto visa o Go Live, mas foi nas últimas quatro semanas que tudo ficou mais intenso”, comenta. 


Ainda conforme o analista Thalis, o planejamento das etapas foi feito de maneira detalhada, incluindo o desligamento de sistemas descontinuados, atualização de outros sistemas em ambiente produtivo, base de dados, migração para o OPUS, validação e plano de rollback (desfazer alterações), se necessário.


Implantação e melhorias com o OPUS


Atualmente o OPUS tem integração com vários sistemas, como operações de gate, planejamento e execução de operações de costado, armazém, planejamento e gestão de pátio/housekeeping. É desenvolvido em Java, mensagens de banco de dados e APIs Rest.


Para que a implantação acontecesse, a Santos Brasil teve a ajuda da integradora T2S, empresa de Tecnologia da Informação (TI) focada exclusivamente no setor portuário, que deu todo o auxílio necessário. Além das equipes de TI da Santos Brasil e CyberLogitec, o time T2S contou com sete analistas: Ewerton, Gabriel Nascimento, Pablo, Rogério, Thalis e Wilson.


O papel da empresa de TI localizada em Santos, litoral de São Paulo, foi atuar no desenvolvimento de aplicações e serviços windows, desenvolvimento e customizações de procedimentos e triggers de banco, análise e levantamento de requisitos, comunicação entre times, desenvolvimento e análise de tarefas de infraestrutura, entendimento de processos e providência de soluções sistêmicas.


O analista Thalis comenta que o Tecon VDC já teve melhorias com o OPUS. “Começando pela implementação de um TOS. Praticamente revisamos e automatizamos todos os processos do terminal. O projeto mostrou gaps e muitos pontos de melhoria”, finaliza.


Sobre a T2S

Há duas décadas, a T2S Tecnologia é referência no desenvolvimento de softwares para os maiores terminais portuários do país e América Latina. Para se ter ideia, cerca de 85% de toda movimentação de contêineres do Brasil passa por algum sistema desenvolvido ou mantido pela empresa.

Pautada no desenvolvimento sob demanda, se consolidou como especialista na criação de soluções customizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes, com inúmeros cases de sucesso.


Mais informações podem ser obtidas no site https://www.t2s.com.br/.

Comentários