T2S desenvolve sistema para armazenagem de cargas de exportação na Santos Brasil

Módulo de Recebimento garante segurança e modernidade do processo

Divulgação/Santos Brasil


Pensando em sempre atender e solucionar as necessidades do cliente foi que a T2S desenvolveu o sistema de Recebimento para Exportação para a Santos Brasil, que serve para armazenar as cargas que estão designadas a serem exportadas.


O projeto criado sob demanda pela empresa de tecnologia foi finalizado em janeiro nos CLIAs - Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros de Santos e Guarujá, no litoral paulista. Melhorias estão sendo realizadas para aperfeiçoar ainda mais o projeto e a empresa de TI oferece todo o suporte necessário para a Santos Brasil.


Como funciona


Na prática, um agendamento de entrada da carga no caminhão é realizado pelo cliente e assim que o caminhão passa pelo gate, uma trigger é disparada onde uma tarefa de Recebimento é criada. Dessa forma, a mesma tarefa fica disponível para ser alocada a um conferente, onde ele receberá a carga. 


Esse ato de recebimento passa por algumas fases que consistem em: registrar uma equipe; registrar fotos de abertura da unidade e se há alguma avaria percebida na carga na hora da abertura da carreta; conferir os itens apontando as características encontradas (como medidas, periculosidade, referência encontradas e entre outras); registra se houve serviços adicionais e direciona para o armazém.


Ou seja, a carga é recebida via caminhão, conferida e armazenada.


Vantagens


O analista de sistemas da T2S, Yve José Zulatto, comenta que a entrega do projeto gerou benefícios ao cliente, garantindo a segurança do processo, o homem hora e não usar mais papel nas atividades. “Participar do desenvolvimento foi maravilhoso. Aprendi e me auto desenvolvi muito.”


Ao todo 9 pessoas atuaram no projeto, sendo três da equipe de TI da T2S, junto de outras seis do time da Santos Brasil. A linguagem usada no projeto foi a C# e as tecnologias usadas foram Zxing Encoder, Oracle BD e o ORM usado na Santos Brasil chamado ECRUD.


Esse é um dos dos módulos que envolvem o Sistema de Armazéns desenvolvido para os CLIAs. Além deste, há também os módulos de recebimento de exportação e desova de contêineres. Embora tenham sido criados para o mesmo setor, nenhum deles conversa entre si ou tem integração com outros sistemas.


Sobre a T2S 


Fundada há 20 anos, a T2S é pautada no desenvolvimento sob demanda e se consolidou como especialista na criação de soluções customizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes. É referência no setor portuário, tendo uma localização privilegiada, já que fica no Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina.

Cerca de 85% de toda movimentação de contêineres do país passa por algum sistema desenvolvido ou mantido pela T2S. Está presente em 13 estados brasileiros e no Terminal Zarate, na Argentina.


Tem também parcerias internacionais com integradores de software de soluções globais dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Holanda e Finlândia.

Comentários