Empresa de TI desenvolve sistema customizado para Santos Brasil

Sistema foi desenvolvido pela T2S para o terminal atender a Portaria Coana n° 72/2022 da Receita Federal 


Divulgação/Santos Brasil

Há 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação (TI) e referência por atuar de forma exclusiva ao setor portuário é que a empresa T2S desenvolveu um sistema sob demanda para a Santos Brasil, que faz o terminal atender às exigências da Portaria nº 72/2022 da Receita Federal.


O desenvolvimento aconteceu de forma 100% customizada, seguindo o mesmo formato do T2S-Recintos, produto da T2S que ajuda qualquer recinto alfandegado do Brasil a se adequar e atender às exigências da Portaria. 


Assim como o produto, o sistema desenvolvido é responsável por enviar as informações de entrada e saída de pessoas, veículos e cargas para o Módulo-Recintos do Portal Siscomex - Portal Único do Sistema Integrado de Comércio Exterior, através da API desenvolvida pela Receita Federal. Mas como foi desenvolvido sob demanda, isso permite que o cliente fique com o código-fonte.


Houve também a alocação de mão de obra qualificada para que o time de analistas de sistema da T2S auxiliassem e trabalhassem em conjunto com a equipe de TI da Santos Brasil no desenvolvimento. Mesmo após o período, a T2S segue dando suporte ao cliente no que for preciso.


Concluída e em produção desde março, o sistema customizado envolveu oito unidades da Santos Brasil, como o Tecon Santos — maior terminal de contêineres da América Latina; Saboó, TEV - Terminal de Veículos, Clia Santos e Clia Guarujá, todos localizados no Porto de Santos, litoral de São Paulo. O sistema também foi implantado no TCG - Terminal de Cargas Gerais de Imbituba e Tecon Imbituba (Santa Catarina), além do Tecon Vila do Conde (Pará).


Como funciona a customização


Assim como o T2S-Recintos, o sistema desenvolvido sob demanda inclui uma API para recebimento dos dados, um banco de dados centralizado, um serviço consolidador que consulta periodicamente o banco para criar os eventos e um Portal WEB responsivo para acompanhamento e consulta dos logs.


O time de TI da T2S também desenvolveu as rotinas de extração dos dados. Essas rotinas são construídas para trazer as informações cadastradas em diversos sistemas dos terminais e disponibilizar na base de dados do produto, para criação dos eventos.


Entre as tecnologias e linguagens usadas estão C# com .NET CORE 3.1, quatro bases de dados Oracle e uma SQL Server, Bootstrap (HTML, CSS), Javascript / Jquery e um ORM usado na Santos Brasil chamado ECRUD.

Segundo o analista de sistemas da T2S, Wesley Farias, a customização trouxe vantagens ao terminal que vão além de cumprir a obrigatoriedade da RF. “Com certeza a automatização do processo também é um benefício que o cliente pode ter já que o sistema necessita de poucas interações humanas e tem se provado uma ótima ferramenta de integração com a Receita Federal.”


Se interessou?
Entre em contato e se adeque à obrigatoriedade da API-Recintos AGORA MESMO!

Comentários