Implantação do T2S Recintos é finalizada com sucesso no Tecon Sepetiba

Produto foi criado para atender nova portaria da Receita Federal

Divulgação/Tecon Sepetiba

Com a intenção de atender a Portaria nº 72/2022 da Receita Federal, o Tecon Sepetiba implantou, em 19 de junho, o T2S-Recintos. O produto permite o envio das informações de entrada e saída de pessoas, veículos e cargas para o Módulo-Recintos do Portal Siscomex - Portal Único do Sistema Integrado de Comércio Exterior.

Desenvolvido pela empresa T2S, o produto garante 100% de aderência com a portaria que, além do envio dos dados, exige todo o controle e acompanhamento dos logs.


Localizado em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o Tecon Sepetiba é administrado pela CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. Segundo o analista de sistemas da T2S, Tainã Milano Ramos, por já ter certa experiência no setor e com o produto, o processo aconteceu sem intercorrências. “Foi uma experiência muito bacana e tivemos um contato próximo com o cliente, o que facilitou o serviço”, comenta. 


Para dar todos os detalhes sobre o produto e tirar dúvidas sobre as normas da Receita Federal, o analista conta também que ministrou um treinamento para profissionais do Tecon na quarta-feira, 26. “Criamos um manual de uso do T2S Recintos e foi ótimo poder passar conhecimento para outras pessoas.”


Flexibilidade para Customizações


O T2S Recintos tem uma API para recebimento dos dados, um banco de dados centralizado, um serviço consolidador que consulta periodicamente o banco para criar os eventos e um Portal WEB para acompanhamento e consulta dos logs. 


De forma paralela, o time de TI do Tecon Sepetiba desenvolveu as rotinas de extração de dados. Essas rotinas são construídas para trazer as informações cadastradas em diversos sistemas do terminal e disponibilizar na base de dados do produto, para criação dos eventos.


Para que isso fosse possível, a T2S disponibilizou um swagger (documentação da API) para que o time do Tecon enviasse, por conta própria, os dados.


Além disso, foi desenvolvida uma integração com um sistema interno do terminal para que os usuários pudessem consultar a lista dos eventos não enviados (na fila) dentro de uma aplicação própria.


Sobre a API Módulo-Recintos


O Módulo-Recintos, que substituiu o Ato Declaratório Executivo Coana/Cotec Nº 02 (ADE 02), permite aos recintos enviar, receber e armazenar informações sobre a movimentação física de pessoas, veículos e cargas prestadas, centralizando as informações aduaneiras enviadas ao Portal Siscomex. 


A intenção da Application Programming Interface Recintos (API Módulo-Recintos), do Portal Siscomex é unificar e padronizar o envio de dados para a Receita Federal.


Conheça o T2S Recintos


O T2S-Recintos é uma solução completa, ágil, flexível e prática que ajuda qualquer recinto alfandegado do Brasil a se adequar e atender às exigências da Receita Federal que constam na Portaria Coana n° 72/2022.

Trata-se de um sistema web responsivo que recebe e envia os registros de eventos para o Portal Único por meio da API disponibilizada pela RFB, que faz o monitoramento e o contingenciamento. Também acompanha em tempo real a integração com atualização imediata conforme as modificações da API.

Se adeque à obrigatoriedade da API-Recintos AGORA MESMO. Entre em contato!

Comentários